Como reduzir o tempo na fila?

Um dos maiores desafios dos estabelecimentos comerciais e organização de eventos é reduzir o tempo de espera na fila. Em geral, o ideal é que uma pessoa não precise esperar mais de 20 minutos nesse tipo de agrupamento.

Confira algumas dicas para conseguir diminuir o máximo esse período.

Organize a sua fila com o separador de filas

Filas caóticas, onde as pessoas não conseguem visualizar qual o começo e qual o final ou então filas com finalidades diferentes que se misturam atrasam ainda mais o andamento. Por isso, a primeira dica é organizar essas filas, separá-las e controlar o fluxo de pessoas. Para obter sucesso nessa missão, o separador de filas é essencial porque vai demarcar o espaço de cada fila e ajudar as próprias pessoas a se organizarem!

Flexibilize as condições de pagamento

Algo que costuma atrasar as filas é quando o estabelecimento não oferece muitas opções de pagamento, aceitando só o dinheiro, por exemplo, ou só uma bandeira específica de cartão. Procure diversificar, recebendo em dinheiro, diferentes cartões e as opções de carteira digital existentes hoje, como o PicPay, por exemplo.

Automatize processos operacionais

Tudo que você puder automatizar para agilizar o atendimento como eficiência vai ser bem-vindo! Se você tem um restaurante, por exemplo, quando o cliente chega no caixa para pagar, o ideal é que apenas identificando o número da mesa o operador já tenha acesso a tudo que foi consumido em poucos segundos. Ao adotar um sistema, priorize aquele que for rápido e de funcionamento intuitivo.

Se planeje para datas de maior fluxo

Se você já tem o seu negócio há um certo tempo, já sabe quais são as datas ou épocas de maior fluxo de pessoas, então pode se preparar com antecedência para elas. Pode ser necessário contratar funcionário temporário, abrir mais um ponto de atendimento, por exemplo.

Ao organizar a sua fila com o separador de filas você já vai perceber como ela irá fluir melhor! Acesse nossa loja virtual e confira todos os modelos de separador que temos à disposição!

Acesse a loja virtual Michelângelo Painéis.