5 dicas para gerenciar as filas do seu estabelecimento

Tente imaginar quais são os fatores que podem fazer você desistir de ir a um supermercado, bar, restaurante ou qualquer outro estabelecimento comercial. É bem possível que as filas longas e desorganizadas estejam entre esses elementos. Por isso, quando você está do outro lado, ou seja, como empreendedor, saber gerenciar essas filas pode realmente ser um diferencial para atrair o público para o seu negócio.

Veja a seguir 5 dicas para melhorar esse gerenciamento!

Aposte no separador de filas

O separador de filas é uma peça fundamental para manter as suas filas organizadas e garantir que as pessoas que estão nela sigam o fluxo de acordo com o esperado. Além disso, também auxilia os profissionais do atendimento a visualizarem melhor a sua demanda. O primeiro passo para gerenciar as suas filas, portanto, é investir nesse equipamento que vai mantê-las sempre organizadas. E por ser portátil, o separador sempre poderá ser colocado onde uma nova fila for formada!

Estabeleça um tempo limite de espera

Se as pessoas souberem qual é o tempo máximo que elas vão permanecer na fila, tornam-se mais tolerantes. Mas aqui vale um adendo: uma vez determinado esse tempo, ele precisa ser respeitado. Fique atento a datas específicas que possam ter um aumento da demanda e, assim, exigir um período de espera maior.

Atendentes bem treinados

Os profissionais que estão recebendo esses clientes do outro lado devem ser treinados com base em dois aspectos principais: agilidade e cordialidade. Até numa situação em que o cliente acha que esperou demais e ficou frustrado com isso, se quando ele for atendido perceber a presença dessas duas características, essa frustração pode ser amenizada.

Torne a espera agradável

Procure garantir que o local de formação da fila tem uma temperatura agradável, que não seja muito poluído visualmente e sem muito barulho. Também é importante manter essa área de espera sempre muito limpa e arejada. Se você tem um bar ou restaurante, os garçons podem até servir bebidas e petiscos para quem está na fila (cobrando por isso). O importante é buscar, dentro da sua proposta de negócio, alternativas para tornar o tempo de espera o mais agradável possível.

Pense nas filas preferenciais

É essencial ter pelo menos uma fila preferencial para pessoas idosas, gestantes, com criança de colo ou com necessidades especiais. Mas é ainda mais interessante que essa seja uma fila diferente, sobretudo com lugar para sentar se for possível. Lembre-se de que esse público pode ter menos tolerância a permanecer longos períodos esperando em pé.

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